Data de Lançamento: 20 de outubro de 1985 como Sega Mark II - Japão;
20 de junho de 1986 - América do Norte;
20 de setembro de 1987 - Europa;
18 de outubro de 1989 como Master System - Japão;
4 de setembro de 1989- Brasil.
Unidades Vendidas: 13 milhões.
Tipo de Mídia: Cartucho.
Tipo de CPU: 8-bit Zilog Z80.
Jogo mais vendido: Castle of Illusion - Brasil.
Sucessor: MegaDrive/Genesis.
Tipo de Controladores: 1 a 2 gamepads.
Antecessor: SG-1000.
Descontinuado: Japão - 1989;
América do Norte - 1991;
Brasil - 2011 como Master System Blue;
Europa - 1996.
História em Si.
Lançado inicialmente no Japão em 1986, com o nome Sega Mark II, ele enfrentou grandes dificuldades devido à forte concorrência com o NES da Nintendo.
O baixo sucesso no Japão não evitou que a Sega lançasse o MS no resto do mundo. Nos Estados Unidos a Sega vendeu os direitos de comercialização do MS naquele país para a Tonka, que não conseguiu fazer uma divulgação eficiente causando a baixa popularidade do aparelho.
Em 1990, após o lançamento do Sega Genesis, a SEGA recuperou os direitos de comercialização do Master System nos EUA e lançou uma versão com um novo desenho, chamado Master System II. Esse novo modelo era mais barato, mas por outro lado foram removidos o botão de Reset e a entrada para óculos 3D, impossibilitando a utilização desse acessório e dos jogos em formato de cartão (Sega Card). Além de não possuir conectores de áudio e vídeo, ele só podia ser conectado na TV por cabo RF, que apresenta uma pior qualidade de imagem e som.
Na Europa a história foi diferente. O Master System foi bem aceito e se tornou muito mais popular que o console da Nintendo. Diversos desenvolvedores europeus produziram jogos para o Master System e o aparelho teve suporte da Sega Europeia até 1996 (em contraste a Sega Americana, que desistiu do console já em 1992). Para se ter uma ideia, os jogos de arcade da Sega convertidos para o Master System faziam tanto sucesso na Europa, que a empresa Tengen lançou versões (não licenciadas) de vários desses games para o console da Nintendo.
No Brasil, o Master System marcou o início da parceria da Tec Toy, fabricante de brinquedos brasileira, com a fabricação de consoles da Sega. As duas empresas já haviam trabalhado juntas no licenciamento da pistola de luz Light Phaser de Zillion, que chegou ao mercado em abril de 1988.Lançado oficialmente no País em setembro de 1989, o console atingiu um grande sucesso. Seu preço original, no entanto, era alto para os padrões da época: no lançamento, o Master System era vendido a 1500 cruzados novos, acompanhando dois jogos. Em valores atualizados para inflação em 2013, o preço de lançamento ficava em torno de 2800 reais. Os dois periféricos – a pistola e os óculos 3D – eram vendidos a 180 e 500 cruzados novos, respectivamente. Durante seu período inicial de vendas, teve como principais concorrentes, no País, o Dynavision II e o Phantom System, ambos clones de NES. Com expectativa de produzir 100 mil unidades do console em 1989, a Tec Toy conseguiu entregar apenas 89 mil unidades aos revendedores, devido à falta de componentes e atrasos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário